#bettery Lifestyle

Equilíbrio entre vida social e um estilo de vida saudável. Sim, é possível!

Quando começamos um processo de mudança não há nada que nos demova. Recusamos todos os convites para sair, doces nem sabemos o que são, descanso é para os fracos… Mas os dias vão passando e percebemos que a motivação já começa a desaparecer. 

 

Se nem os atletas de alta performance vivem exclusivamente para o desporto e vida saudável porque é que tu o haverias de fazer. Vive mais e melhor, só com pequenos ajustes. E a pensar nesse equilíbrio que tanto buscas, deixamos aqui algumas dicas:

 

Aproveita os tempos «mortos»

 

Uma boa estratégia é ajustar os horários dos treinos para quando não se passa nada. Treinar antes de ir trabalhar é uma excelente opção, pode custar a levantar mas vai ser muito fácil quando estiveres sentado no final do dia com os teus amigos. Se tiveres oportunidade também podes aproveitar a hora de almoço para fazer um treino Hiit. Alta intensidade com dropsets ou até mesmo com exercícios multiarticulares como agachamento ou supino.

 

Planeia a semana

 

Nem sempre os convites aparecem à última da hora. Se queres ir jantar com os teus amigos não recuses o convite. Planeia a semana para que o dia seguinte seja um dia de descanso, assim podes desfrutar à vontade sem ter qualquer preocupação com os horários e sem qualquer peso na consciência.

Cheat Meal da amizade

 

Ganha em dobro. Aproveita para sair fora da dieta no dia em que vais estar com os teus amigos. Com amizade tudo sabe melhor e, já sabes, é tudo uma questão de aprenderes a equilibrar.

 

Antecipa-te e escolhe o restaurante

 

Se estás mesmo focado e não queres sair do plano, escolhe tu o restaurante. Marca um restaurante que saibas que tem opções saudáveis e que encaixam no teu plano alimentar. Podes optar, por exemplo, por um restaurante de comida típica portuguesa que tem quase sempre grelhados e outras opções diferentes ou mais calóricas caso os teus amigos prefiram.

 

Ganha na amizade e poupa nas calorias

 

Faz um esforço para não comeres entradas, podes até optar por uma sopa, e escolhe um prato que seja semelhante ao que está no teu plano alimentar e aguenta, cheio de orgulho, com o teu amigo que te vai chatear com a típica frase “mas vá é só hoje”. No final vai saber-te tão bem não te teres desviado do teu foco, e teres passado um bom momento.

 

Segue a rotina

 

O teu amigo venceu e não resististe. Não há problema, um dia não são dias. Não te castigues quando falhas e segue o teu plano sem fazer grandes restrições. Aproveitando o teu pequeno descuido, com os músculos com mais glicogénio e maior energia aproveita para treinar mais pesado. 

Não entres no processo de restrição porque pode desencadear uma crise de compulsão alimentar uns dias depois e, acredita que, vai ser muito pior do que aquele jantar.