#bettery Dicas de Treino

Exercício físico em casa: guia para te manteres ativo e saudável

Há cada vez mais adeptos do exercício em casa. Fique com algumas dicas para continuar em forma.

As circunstâncias obrigaram-nos a adaptar os nossos treinos e muitos foram aqueles que começaram a praticar exercícios físicos em casa. A verdade é que, depois do desconfinamento, alguns não perderam esse hábito e continuaram sempre ativos. 

Longe vai o tempo em que exercício físico era sinónimo de ginásio. Os eventos mais recentes (entenda-se a pandemia) fez com que as pessoas reajustassem as suas rotinas e hábitos. E foram muitos os que vestiram os fatos de treino e calçaram as sapatilhas para se sentirem ativos e bem com o seu corpo. Por isso, trazemos-te vários motivos para continuares focado em manter a forma, mesmo em casa.

Exercício físico em casa | Bettery

 

Palavras-chave: rotina e disciplina nos teus treinos em casa

Durante várias fases da nossa vida ouvimos dizer como é importante manter uma rotina: nos estudos, no trabalho ou até mesmo na hora de ir dormir. Apesar de alguns olharem para a rotina como uma desvantagem, a verdade é que é um incentivo importante para alcançar objetivos a longo prazo.

Criar uma rotina pode ser simplesmente definir um horário fixo para treinar. Este passo é importante para evitar que boicotes a atividade física, por já teres outros compromissos. Podes optar por acordar mais cedo e fazer o treino antes de entrares para o trabalho, aproveitar a hora de almoço ou esperar pelo fim do dia. O essencial é ser um horário em que te sintas motivado e produtivo.

Igualmente importante para manteres a disciplina, não deves saltar/ignorar nenhum passo essencial do treino, ou seja, inclui alongamentos, antes, durante e após qualquer atividade física, para prevenir lesões. Do mesmo modo, é fundamental que te mantenhas hidratado, ao longo de todo o treino e após este, já que o consumo de água tem vantagens essenciais para o organismo, nomeadamente, a reposição de líquidos perdidos com a transpiração ou evitar cãibras musculares.

Exercício físico em casa

Escolhe o ambiente certo e sê criativo 

Ninguém espera que tenhas um ginásio dentro de casa. Por isso, não te agarres ao facto de viveres num apartamento mais pequeno ou não teres um quarto ou uma sala grande. Tens apenas de escolher um compartimento da casa bem arejado, com boa iluminação e, claro, que não te deixe aborrecido. 

Depois de definires o espaço, tens todas as condições para começar os teus treinos. Caso te sintas mais motivado a treinar com música, cria uma playlist e deixa-a tocar na hora H. No entanto, se te sentires mais concentrado, opta por um momento mais calmo e silencioso. Mais uma vez, a única coisa que importa é que estejas focado.

Não ter equipamentos não é uma desculpa para não treinar em casa

Para manter uma rotina de exercício físico não é imperativo ter materiais e equipamentos geralmente associados a ginásios. Há vários exercícios que dispensam qualquer tipo de material, como por exemplo, nas séries de força, para agachamentos ou alongamentos.

Exercício físico em casa


Não percas o foco. Treinar em casa também traz benefícios 

Mais do que simplesmente começar a fazer exercício físico, importa, antes e mais, escolher a abordagem mais adequada para ti. Em primeiro lugar, podes escolher os melhores exercícios para a tua condição física, garantindo que trabalhas todos os músculos do corpo.

Se fores uma pessoa que se distrai facilmente com a conversa, estar em casa pode ser vantajoso para ti, já que te podes concentrar nos teus exercícios e nos teus objetivos.

Apesar das inúmeras vantagens de escolher treinar no conforto de casa, em nenhum momento descures da tua segurança. Verifica que tens espaço para realizar os exercícios para não te lesionares e ainda mais importante é respeitares sempre os teus limites. Certifica-te ainda que manténs a postura correta em cada exercício. Porque não ser acompanhado por um personal trainer online?

Neste momento, já tens em tua posse alguns truques e motivos para manteres a tua a saúde física e mental em dia. Mas há mais. Para poderes impulsionar ainda mais os teus resultados deixamos-te alguns produtos Bettery que te vão poder ajudar. 

Bons treinos!

Exercício em casa - Bettery