Bettery

Queres controlar o stress e a ansiedade? Temos conselhos para ti!

por Ana Jorge Teixeira em Jan 06, 2022

Como controlar o stress e ansiedade - Bettery

A correria do dia-a-dia tem contribuído para o aumento significativo dos índices de ansiedade e stress. Multiplicam-se os relatos que lemos e ouvimos de como viver com ansiedade pode ser complicado. Assim, cada vez mais, temos sido alertados para a importância de aprendermos truques para conseguir controlá-la. 

controlar o stress e a ansiedade - Bettery

Não é nenhuma novidade que o stress tem consequências no nosso corpo e que pode comprometer o nosso comportamento de diferentes maneiras. Temos tendência para nos sentirmos stressados quando temos perceção que temos dificuldades em enfrentar um desafio ou uma sensação de ameaça. Esta condição pode provocar sintomas como a sensação de falta de ar, pressão no peito, tremores e pensamentos negativos constantes.

Como podemos combater estes sintomas de ansiedade e stress?

Apesar de não existir uma receita infalível que resolva de uma vez este problema que sentimos, há dicas que podem ajudar a controlar estas sensações. 

O primeiro passo é reconhecer que pode precisar de ajuda profissional, por forma a descobrir como podes cuidar da tua saúde física e mental. 

Aprende técnicas de respiração 

Estas técnicas têm um papel fundamental para prevenir uma eventual crise de ansiedade. Fica com um exemplo:

  • Em primeiro lugar, começa por libertar o ar dos pulmões, lentamente.
  • Depois, respira bem devagar, sem pressas, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando suavemente pela boca. 
  • Um truque que pode ajudar é contar na inspiração até um e na expiração até três.

Técnicas de respiração para controlar a ansiedade e o stress - Bettery

 

Pratica Yoga

Praticar yoga pode ser outra alternativa para controlares a tua respiração. Há várias décadas que se ouve falar nesta modalidade que pretende, com técnicas de respiração, possibilitar uma harmonia entre o corpo e a mente.

Como consequência benéfica da respiração profunda, o yoga vai fazer com que te concentres apenas no momento presente, atuando, de certa forma, como um calmante capaz de reduzir o stress e a ansiedade.

Praticar yoga para combater stress e ansiedade - Bettery

 

Observa o ambiente à tua volta e esquece os pensamentos negativos

Para conseguires gerir o stress, tens de te permitir parar de olhar só para ti mesmo e parar de explorar a fundo tudo o que sentes. Como contrariar? Vê o que te rodeia em cada cenário que estejas e descreve o que está à tua volta.

Outra dica, passa por ocupar a tua mente com atividade terapêuticas como mindfulness, por exemplo, que te vai dar ferramentas para identificar a origem de certos problemas e gerir o teu stress e ansiedade. 

Ocupa a tua mente praticando exercício físico 

Está mais que provado que o exercício físico, além de promover a saúde e bem-estar físicos, contribui em muito para a saúde mental, ao atuar como calmante. Como?! Simples. A prática de exercício físico, estimula a produção de endorfinas(hormonas associadas ao bem-estar), que — em última instância — podem ajudar a deixar de lado as tuas preocupações diárias. Portanto, se ainda não começaste, talvez seja a altura certa para escolheres as tuas atividades de eleição e começares a praticar exercício físico.

Uma caminhada à beira-mar, por exemplo, pode ser a resposta para melhorar a tua saúde. Manteres o teu corpo ativo terá consequências positivas na hora de ir dormir, mas também fará diminuir os sinais de ansiedade. O mais importante é escolheres uma atividade que te deixe confortável e te dê prazer.

 

Praticar exercício físico na praia diminui o stress e ansiedade - Bettery

Cuida do teu sono e põe o trabalho de lado, só por um bocadinho

Trabalha na qualidade do teu sono. Não ter uma boa noite de sono durante dias consecutivos, além de aumentar o teu cansaço, pode fazer aumentar os níveis de stress.

Saber gerir o tempo é meio caminho andado para a dose de stress e ansiedade diminuir. Organiza as tarefas que tens de realizar e não deixes acumular trabalho. 

A agenda ou o bloco de notas do telemóvel, podem ser uma ferramenta útil para te ajudar a organizar as tuas tarefas (e ideias) e, assim, gerir a tua ansiedade. Desta forma, não sentirás tanta pressão.

Por último, mas não menos importante, reserva sempre algum tempo para fazeres aquilo que gostas. Lê um livro, combina um café com um amigo, vai às compras ou tem um hobbie que te complete. A tua saúde mental vai agradecer-te. 

Para te ajudar, podes sempre recorrer a produtos/suplementos que te ajudem a relaxar e descontrair, como os nossos produtos Better Relax & Unwind e entra num estado pleno de descontração.