Bettery

Aprende a reforçar o teu sistema imunitário

by Ana Jorge Teixeira on Jan 06, 2022

Reforçar o sistema imunitário - Bettery

O inverno já chegou em força e trouxe consigo temperaturas mais baixas e também camadas de roupa reforçadas. Por isso, os cuidados com o teu bem-estar não devem ser descurados. Para te ajudar, descobre as nossas dicas para que possas reforçar o teu sistema imunitário.

Reforçar o sistema imunitário - Bettery

 

Na hora de prepares as tuas refeições, por exemplo, é essencial que escolhas os alimentos mais indicados. Horas de sono bem dormidas, prática de exercício físico ou simplesmente sair para um passeio são rotinas importantes para reforçar o sistema imunitário. No entanto, também há comportamentos que deves evitar para não comprometeres o teu bem-estar. 

Os alimentos que melhoram o sistema imunitário

Ter uma alimentação equilibrada e saudável é um dos aliados que contribui positivamente para que cada corpo consiga manter-se saudável. Mas, para isso, há que saber quais são os alimentos, que pela sua composição nutricional, devem ser uma prioridade nas refeições.

É importante apostar numa dieta composta por alimentos ricos em energia, como os hidratos de carbono, proteínas e lípidos (como o azeite e frutos secos) mas também em alimentos que ofereçam ao corpo micronutrientes, como por exemplo as vitaminas e minerais provenientes das frutas e hortícolas.

Opta ainda por alimentos ricos em vitamina C, uma vez que apresentam propriedades antioxidantes, que impedem a morte das células e deixa o organismo melhor preparado se for exposto a agentes agressores. Frutas como laranjas, kiwi, morangos, ananás, tomates e vegetais como brócolos, couve-flor, espargos ou espinafres são boas escolhas.

Alimentos que melhoram o sistema imunitário - Bettery

Outra vitamina ideal é a vitamina E, também ela com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, responsáveis por melhorar o sistema imunitário, a pele e o cabelo. Na lista para a tua próxima ida ao supermercado podes passar a incluir óleos vegetais, arroz, amêndoas, ou nozes.

O alho seco, o frango, os cogumelos e as sementes de girassol, linhaça e sésamo são igualmente importantes. São produtos compostos por selénio, um mineral que auxilia a redução de radicais livres no organismo, que podem causar inflamações, alterações no funcionamento das células e envelhecimento. 

Habitua-te a consumir cada vez mais vegetais e frutas de cor amarela, laranja e vermelha (por exemplo, batata-doce, cenoura e melão), pois são alimentos que ativam o sistema imunitário e que ajudam na defesa do organismo.


Mantém-te hidratado e bebe água durante o dia

À semelhança da importância de ter uma alimentação equilibrada, é também essencial que te mantenhas hidratado. A água, que constitui entre 50% e 70% do peso corporal, é fundamental para garantir que o organismo está a funcionar corretamente. 

Ainda que a recomendação mais frequente seja que cada pessoa deve consumir, me média, 2 litros de água por dia, na realidade, essas necessidades podem variar, não só de pessoa para pessoa, mas também de acordo com as atividades desenvolvidas, a idade, o peso e rotinas diárias de cada pessoa. Dito de outra forma, a quantidade de água que pode ser suficiente para uns ou em certos casos, pode ser insuficiente noutras situações.

Beber água ajuda a reforçar o  sistema imunitário - Bettery

Outras dicas para cuidares do teu sistema imunitário 

Mas não é só uma boa alimentação que ajuda a prevenir doenças. É fundamental, por exemplo, que não ignores a importância de uma boa noite de sono — o ideal é que durmas entre sete a oito horas diárias — evita refeições pesadas à hora do jantar e habitua-te a praticar exercício físico com regularidade.

Dizer não ao sedentarismo e treinar com alguma frequência, não só elimina toxinas através do suor, como ativa a circulação no corpo, ao mesmo tempo que aumenta a temperatura corporal (que pode ajudar cada corpo a reagir a possíveis infeções).

A evitar? Uso excessivo de aparelhos eletrónicos, uma vez que podem alterar a qualidade do sono e fazer com que acordes várias vezes durante a noite. Além disso, não te habitues a um consumo excessivo de alimentos com alto valor calórico e baixa densidade nutricional ou a um reduzido consumo de legumes ou fruta. O stress causado pelo ritmo acelerado do quotidiano também pode potenciar problemas no sistema imunitário.

Agora, tens apenas de anotar todas as dicas sobre o que deves (ou não deves) fazer. Lembra-te, reforçar o teu sistema imunitário só depende de ti. Deixamos-te alguns produtos Core Need — Immunity Bettery que te vão ajudar a reforçar a tua imunidade para que te sintas cheio de energia no teu dia a dia. 

Fortalecer o sistema imunitário para viver melhor  - Bettery